Provisionamento no SQL Azure

Olá a todos!

O provisionamento em um servidor SQL Azure é feito no portal de maneira simples e prática acessando sua conta em http://www.microsoft.com/windowsazure/. Você precisa apenas realizar um simples clique do mouse, e estará pronto em poucos minutos.

Você pode provisionar o espaço de armazenamento que você necessita e quando for necessário realizar alguma mudança, poderá adicionar ou remover espaço, conforme ocasião. Esta é uma característica extremamente atraente, especialmente por aqueles, cujas as necessidades de armazenamento inicialmente são simplistas em virtude dos requisitos e da realidade da empresa e que de acordo com o tempo podem crescer. Também é interessante para aqueles que precisam de aumento de carga para atender a determinados momentos (Ex. sites de e-commerce nas vésperas de grandes datas).

O SQL Azure é um container de agrupamentos lógicos de bancos de dados que possuem mecanismo de segurança através de firewall para acesso. Enquanto que os bancos de dados são acessíveis para o usuários, os arquivos que armazenam os dados relacionais não são. Logo, eles são gerenciados pelos serviços de SQL Azure. Com um único servidor SQL Azure que você começa quando você faz a inscrição no portal http://www.microsoft.com/windowsazure/, você pode abrigar um grande número de bancos de dados (cerca de 150), atualmente é limitado a 1 GB e 10 GB de acordo com o licenciamento.

• Você prevê 1 GB para sua base de dados e se você exceder esse limite?

Há duas maneiras de resolver esta demanda. Primeiramente você provisionar pegando mais 1 GB ou então utilizar o segundo tipo que é de 10GB, logo você teria mais 9GB de espaço livre. O que é fundamental para qualquer projeto de banco de dados é realizar o planejamento da capacidade observando as tendências e projetos futuros da empresa.

• E se os dados forem superiores a 10 GB?

A recomendação é particionar os dados em bancos de dados menores. Você possivelmente
terá que reconstruir as suas consultas para atender as estas mudanças feitas no esquema, haja vista que consultas cross-database não são suportados. A justificativa para a utilização de bases de dados menores e
particionamento, reside na agilidade para se recuperar rapidamente de falhas(alta disponibilidade /
tolerância a falhas), com a capacidade de replicação sendo mais rápida. Dessa forma cobre a maioria dos problemas dos usuários (pequenas empresas e web facing).

Atenciosamente,
Marcondes Alexandre
MCT | MCITP | MCTS | MCP | IT HERO
Board
 Virtual PASS Br | Líder do Office.CE

Um comentário em “Provisionamento no SQL Azure

  1. Olá Marcondes, bom dia. Excelente artigo! Sobre o SQL Azure não suportar consultas cross-database significa que não suporta a execução de uma view que acessa uma ou mais tabelas de outro banco de dados (Ownership Chain)?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s