Licenciamento SQL Server 2008 – Tire suas dúvidas

Olá a todos!

Fala de licenciamento nunca é demais. Até porque muitas pessoas ainda tem diversas dúvidas na hora de escolhe o tipo de acordo com o cenário de sua empresa. Neste post irei procurar ilucidar algumas questões que sempre ficam no ar!

O SQL Server 2008 apresenta 3 modelos de licenciamentos a saber:

1. Licença de acesso para cliente (CAL) por dispositivo (device) mais servidor. Requer uma licença para o computador que executa o produto de servidor da Microsoft, bem como CALs para cada dispositivo cliente. Uma CAL por Dispositivo mais Servidor é requerida para um dispositivo (por exemplo, um PC, uma estação de trabalho, um terminal, um PDA, um telefone celular e assim por diante) para acessar ou usar os serviços ou funcionalidades do SQL Server. O modelo de CAL por dispositivo mais Servidor será provavelmente a escolha de melhor custo-benefício se houverem múltiplos usuários por dispositivo (por exemplo, em um call center).

2. Licença de acesso para cliente (CAL) por usuário mais servidor. Requer uma licença para o computador que executa o produto de servidor da Microsoft, bem como CALs para cada usuário. Uma CAL por Usuário mais Servidor é requerida para um usuário (funcionário, cliente, parceiro e assim por diante) para acessar ou usar os serviços ou funcionalidades do SQL Server. O modelo de CAL por Usuário mais Servidor será provavelmente a opção de melhor custo-benefício se houverem múltiplos dispositivos por usuário (por exemplo, um usuário que tem um PC, um laptop, um PDA e assim por diante).

Uma CAL não é um software; é um documento legal que concede um acesso por dispositivo ou por usuário ao software de servidor. Uma única CAL por dispositivo concede acesso a múltiplos servidores para um dispositivo (a CAL deve ser da mesma versão que a versão mais recente de qualquer um dos servidores).Uma única CAL por usuário concede acesso a múltiplos servidores para um usuário.

3. Licença por processador. Requer uma única licença para cada CPU no ambiente de sistema operacional que executa o SQL Server. Esta licença inclui acesso ilimitado do dispositivo cliente. As licenças por processador podem ser usadas para qualquer tipo de aplicação (não são limitadas aos cenários baseados na Web). Entenda que uma Licença por Processador é requerida para cada processador instalado em cada ambiente de sistema operacional que executa o SQL Server ou qualquer de seus componentes (por exemplo, Report Services). Ela inclui o acesso a um número ilimitado de usuários ou dispositivos oriundos de dentro ou fora do firewall. Os clientes não precisam comprar licenças de acesso para cliente (CALs) adicionais quando estão licenciados de acordo com o modelo por processador.

Importante:
As licenças por processador estão disponíveis nas edições Enterprise, Standard, Web e Workgroup e oferecem mais simplicidade para certos cenários. Enquanto que nos outros dois modelos de licenciamento o SQL Server 2008 oferece licenças de servidor separadas (nas edições Workgroup, Standard e Enterprise) em conjunto com licenças de acesso para cliente (CALs) por dispositivo ou por usuário. As CALs mais servidor são úteis para os clientes que usam o SQL Server em cenários que não são baseados na Web.

Como ficaria o licenciamento do SQL Server para processadores MULTI-CORE?

Os processadores multi-core, que consistem em múltiplas unidades de execução de processamento ou “núcleos (cores)” em um chip, são vistos como uma maneira promissora de impulsionar o poder da computacional das máquinas. Entendendo isso,  a Microsoft cobra a mesma quantidade por processador, ou seja, independentemente de quantos núcleos (cores) estão no processador.  Dessa forma se tivermos processsador Single Core, Dual Core ou Quad Core será uma única licença de processador para o SQL Server.

Atenciosamente,
Marcondes Alexandre
MCT | MCITP | MCTS
| MCP | IT HERO 
Analista de Banco de Dados
– SVM
Líder do Office.CE
 | Board Ineta Brasil

10 comentários em “Licenciamento SQL Server 2008 – Tire suas dúvidas

  1. Existe uma solução para SQL SERVER 2008 R2 de custo abaixo de R$300,00 para uma instalação em um único microcomputador ou mesmo NETBOOK para rodar uma aplicação .NET, independente do número de usuários do aplicativo e não do SQL SERVER que seria um usuário só, isso com a intenção de uma solução para um pequeno negócio? O SQL SERVER DEVELOPER 2008 R2. poderia ser dessa forma ?

    1. Caro Bruno, a edição do SQL Server Develepor não pode ser usada para ambientes de produção, apenas para desenvolvimento. Ela possui todas as funcionalidades da edição Enterprise que também é paga. Outro ponto importante é que cada que acessar o banco de dados precisará de uma CAL de SQL. A edição Express do SQL Server deve ser usada para aplicações simples de forma a testa em sua máquina, logo não poderia colocá-lo em produção para que outros acessem. Além do que há várias restrições nesta edição que você precisaria contornar de outra forma, por exemplo a execução de backup, pois não há o SQL Server Agent disponível nesta edição.

      No mais sugiro um dimensionamento da aplicação e melhor alinhamentos com as suas necessidades.

      Qualquer coisa, estou a disposição.

      Atenciosamente,
      Marcondes Alexandre

  2. Olá!

    – Em qual lugar no Windows ou SQL Server eu informo quantas CALs eu tenho??

    Está acontecendo de algumas máquinas não contectarem como se tivesse chegado numa quantidade limite de conexões.

    Agradeço a ajuda.

    1. Cara Magali, a quantidade máxima de conexões é uma configuração que fazermos na instância do Banco de Dados SQL Server, chamada Connections. Veja qual valor está configurado lá, ok?

  3. Então,estamos implantando um servidor na empresa para acesso de 120user tenho que adquirir 120 licenças para o sqlsempre usei a versão free do sql dae surgiu essa duvida.

  4. Olá Marcondes. Queria comprar uma licença do SQL 2008 para rodar em uma rede comum (no caso está em uma empresa). O mesmo seria instalado em uma maquina servidora (no IIS) e outras 3 maquinas acessando via rede. É possivel com apenas uma licença? Qual versão recomenda?

  5. Prezado Alexandre, tenho um software desktop que vai acessar o SQL Server instalado num servidor ao lado do servidor de Terminal Server, sao 20 usuários acessando o SQL ao mesmo tempo, posso usar a versão SQL Express 2012 no cliente sem ter que comprar o SQL Server?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s