Sai a versão final do SQL Server 2008

SQL Server 2008_dark

 
Olá a todos!! É com grande entusiasmo e com um prazer inexorável que informo a todos que a Microsoft lançou a versão final do SQL Server 2008. Segue matéria publica no blog do Technet Brasil.
 

Microsoft traz SQL Server 2008 para o mercado

Tecnologia, que registrou no Brasil cerca de 3 mil downloads, é voltada para aplicações de business intelligence e de missão crítica em projetos de grande escala

 

A Microsoft anunciou a versão RTM (Release to Manufacturing) do SQL Server 2008, a nova edição da sua solução de gerenciamento de banco de dados direcionado ao mercado corporativo para casos de Business Intelligence (BI) e de missão critica, que envolvam situações de grande relevância. Em sua fase de testes públicos (versão beta), que durou aproximadamente 10 meses foram registrados somente no Brasil – mais de 3 mil downloads do produto. Nesse mesmo período, cerca de 20 mil profissionais estiveram em contato com a tecnologia por meio de eventos, treinamentos e webcasts, além disso mais de 600 empresas parceiras Microsoft já estão capacitadas para oferecer soluções e serviços em SQL Server 2008.

Entre os recursos do SQL Server 2008 destaca-se a governança e compressão de dados, o suporte para informações geo-espaciais, o gerenciamento baseado em políticas, relatórios avançados e serviços de análise. A plataforma de BI atua de forma integrada com outras soluções Microsoft, como o SharePoint Portal Server e o Microsoft Office, oferecendo uma experiência completa e produtiva ao usuário. Já nos casos de missão crítica, a nova tecnologia, que atua de forma conjunta com o Windows Server 2008 e o Visual Studio 2008, pode ser aplicada em diferentes tamanhos de empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.  

 “O SQL Server 2008 oferece um ambiente confiável e escalável para aplicações críticas de negócio, além de ser a base para a plataforma de BI da Microsoft”, explica Antonio Moraes, gerente-geral da divisão de servidores da Microsoft Brasil. “Por meio de avançadas capacidades de datawarehousing e análise de dados, incorporadas no produto, o SQL Server 2008 está preparado para suportar aplicações de larga escala, tanto em quantidade de usuários quanto em dados e transações”, afirma o executivo.  

Um dos objetivos da companhia com o SQL Server 2008 é garantir uma visão de TI Dinâmica nas empresas ao oferecer uma ampla gama de produtos que potencializam o impacto dos desenvolvedores e profissionais de TI, além de impulsionar cada vez mais a área de tecnologia como um ativo estratégico para os negócios.

As versões do SQL Server 2008 já estão à venda no mercado nacional e serão comercializadas pelos mesmos preços das anteriores. Os interessados em fazer o download de avaliação ou obter mais detalhes da novidade devem acessar o seguinte endereço eletrônico: http://www.microsoft.com/brasil/sql2008. O blog oficial do SQL Server no Brasil http://blogs.technet.com/sqlserverbrasil, que faz parte da comunidade técnica Microsoft TechNet, é outro meio de informação para que os profissionais de TI obtenham mais informações a respeito da nova tecnologia.

 

Adoção, treinamentos e novas ofertas

As empresas que utilizam o SQL Server 2008 desde o seu início, a FNAC (rede francesa de varejo distribuidora de livros, discos e eletroeletrônicos) e a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) são alguns exemplos de aplicações em casos de business intelligence e de missão crítica, respectivamente.  

A disponibilidade dos dados de forma rápida e clara, inclusive com análise e uma integração com o pacote Office e o SharePoint, despertou a atenção da diretoria de TI da Fnac para a utilização do SQL Server 2008. Já a agência reguladora do setor elétrico tem como objetivo centralizar toda a base de dados referente aos usuários de energia elétrica do Brasil, residenciais, empresariais e que antes eram distribuídas pelas concessionárias, além de fiscalizar quem está sendo realmente beneficiado pelos subsídios. Farão parte do novo sistema aproximadamente 23 milhões de faturas por mês, sendo que o desempenho e a capacidade de expansão são questões cruciais.  “A ferramenta Analysis Services é o elo entre as bases de dados e a alta direção da agência, que pode tomar decisões de forma mais rápida e eficiente”, afirma Geraldo Alves Barcellos, assessor de TI da Aneel. Além disso, a Microsoft firmou parceria com a Locaweb, grupo nacional que oferece soluções em Internet Data Center, para a hospedagem e utilização do SQL Server 2008. “Com o SQL Server 2008, a Locaweb oferecerá novas funcionalidades aos seus clientes, fato que agregará mais valor aos serviços prestados”, diz Gilberto Mautner, presidente da Locaweb..

O provedor Universo Online (UOL) também passa a oferecer novos serviços relacionados ao SQL Server 2008 que proporcionarão melhorias para os clientes. “As novas características farão com que haja uma queda nos custos operacionais de gerenciamento voltado aos clientes”, afirma Marcelo Imai, gerente do UOL.  

Durante os dias 28 de Julho e 05 de Agosto,  a comunidade Microsoft TechNet voltada aos profissionais de TI da Microsoft, realizou a semana SQL Server 2008, que teve a participação de cerca de 3 mil profissionais em 14 webcasts gratuitos sobre o produto. Para os próximos meses, está programada a realização de eventos e treinamentos online e presenciais com o objetivo de explicar e tirar dúvidas dos profissionais de TI com relação à nova versão de banco de dados da companhia. Mais informações no Blog do SQL Server.

 

Família de Produtos SQL Server 2008

Segundo estudos realizados pelas consultorias internacionais Gartner e IDC, trata-se do banco de dados e da solução de Business Intelligence que mais cresce no mercado. O SQL Server 2008 estará disponível nas seguintes versões:

 

SQL Server 2008 Enterprise: plataforma de dados que atende às altas exigências de processamento de transações online e aplicativos de data warehousing das grandes corporações;

SQL Server 2008 Standard: plataforma de gerenciamento de dados e inteligência corporativa que oferece facilidade de uso e administração de execução de aplicativos para baixa e média escala;

SQL Server 2008 Workgroup: plataforma de gerenciamento de dados e relatórios que traz recursos seguros e remotos de gerenciamento e sincronização para a execução de aplicativos ramificados;

SQL Server 2008 Web: edição projetada para cenários de Internet em ambientes de servidores Web;

SQL Server 2008 Express: edição gratuita do SQL Server ideal para o aprendizado e construção de aplicativos de desktop e  de servidor e para a redistribuição pelos fornecedores de software independentes;

SQL Server Compact: banco de dados gratuito incorporado ao SQL Server, ideal para a construção de aplicativos autônomos e que podem ser conectados a celulares, computadores e clientes da Web.

   

Fonte: http://www.technetbrasil.com.br/blog/Blogs.aspx

 

::  Marcondes Alexandre
    IT HERO | MCTS SQL Server 2005  | MCTS Windows Vista – Configuration | MCP
    Analista de Banco de Dados – SVM

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s